• (11) 3079-6048
  • (11) 3079-6319
  • (11) 99565-9595

Primeiros Socorros (orientação resumida)

CLASSIFICAÇÃO E EFEITOS DAS DROGAS NO ORGANISMO:

BASTANTE RESUMIDAMENTE VAMOS EXPOR OS EFEITOS DAS DROGAS NO ORGANISMO. SABEMOS QUE DE UMA FORMA GERAL, ELAS PROMOVEM INICIALMENTE SENSAÇÕES AGRADÁVEIS SEGUIDAS POR DEPRESSÃO E MAL ESTAR OBRIGANDO O USUÁRIO A REPETIR O USO EM DOSES CADA VEZ MAIORES, PROVOCANDO ASSIM EFEITOS DELETÉRIOS NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL (EM HAVENDO MAIOR INTERESSE NOS CONHECIMENTOS DE FARMACOCINÉTICA, COLOCAMO-NOS A DISPOSIÇÃO).

ÁLCOOL ETÍLICO:

O TRANSTORNO AGUDO PRODUZINDO POR PEQUENAS DOSES DE ÁLCOOL É DA INIBIÇÃO DE REFLEXOS. A EUFORIA SURGE APÓS A CONCENTRAÇÃO DE 0.6G DE ÁLCOOL / LITRO DE SANGUE ( 2 COPOS DE CERVEJA EM UMA PESSOA DE 70G ) , SEGUIDA POR DEPRESSÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL COM O AUMENTO DA INGESTÃO . SEMPRE QUANDO HÁ INGESTÃO OCORRE UM GRAU DE LESÃO HEPÁTICA CONHECIDA COMO A ESTEATOSE (GORDURA NO FÍGADO) OU DE HEPATITE ALCOÓLICA AGUDA. OS EFEITOS DO USO PROLONGADO SÃO INEVITÁVEIS E INTRATÁVEIS E SÃO ENTRE OUTROS A POLINEURITE ALCOÓLICA, A CIRROSE DO FÍGADO E A DEMÊNCIA ALCOÓLICA E FINALMENTE A IMPOTÊNCIA SEXUAL.

MACONHA:

TEM EM SEU PRINCÍPIO ATIVO O TETRAHIDROCANABINOL SUBSTÂNCIA QUE PROVOCA EUFORIA INICIAL E DISTORÇÃO NA PERCEPÇÃO DO TEMPO E DISTANCIAS, ALEM DE DISSOCIAÇÃO E FLUXO DESCONTÍNUO DE IDÉIAS E DISTORÇÃO NA PERCEPÇÃO AUDITIVA E VISUAL. ESTES SINTOMAS SÃO SEGUIDOS POR DEPRESSÃO, SEDAÇÃO, SONOLÊNCIA E FOME.

MORFINA:

É UM DERIVADO DA PAPOULA, SEMELHANTE Á CODEÍNA ( USADA EM ALGUNS MEDICAMENTOS PARA TOSSE ) É A DROGA QUE PRODUZ A MAIOR E MAIS RÁPIDA DEPENDÊNCIA, CAUSA INTENSA EUFORIA E BEM ESTAR COM AUMENTO DA PERCEPÇÃO SENSORIAL SEGUIDA POR INTENSA DEPRESSÃO.

COCAÍNA E CRACK:

CRACK É A FORMA DA COCAÍNA QUE PODE SER FUMADA, AGINDO ASSIM COM MAIOR RAPIDEZ E EFEITO POR SER DE ABSORÇÃO PULMONAR. A COCAÍNA AGE POR AUMENTO DO NÚMERO DE NEUROTRANSMISSORES ENTRE AS TERMINAÇÕES NERVOSAS CAUSANDO EXCITABILIDADE , INQUIETUDE, LOQUACIDADE SEGUIDA DE FALTA DE APETITE, VARIAÇÃO NA PRESSÃO SANGUÍNEA, E RITMO RESPIRATÓRIO COM DEPRESSÃO PSICOMOTORA, CONVULSÕES E COMA. O USO CRÔNICO PROVOCA PSICOSE, PÂNICO, DEPRESSÃO E DEMÊNCIA.

CHÁ DE SANTO DAIME:

É FEITO DE UMA PLANTA AMAZÔNICA A BANNISTERIOPSIS CAAPI, QUE PROVOCANDO AUMENTO NOS NÍVEIS DE SEROTONINA ORGÂNICA NAS TERMINAÇÕES NERVOSAS PROMOVE SENSAÇÃO DE BEM ESTAR, FELICIDADE E CONTENTAMENTO, O USÚARIO SENTE-SE “COMO DE ESTAR PRÓXIMO A DEUS “’ E TEM IMPULSO SEXUAL AUMENTADO. O USO CRÔNICO PROMOVE INDIFERENÇA SEXUAL E DESEQUILÍBRIO PSÍQUICO E MOTOR.

ECTASY:

SEU PRINCÍPIO ATIVO É METILENODIOXIMETANFETAMINA, PROVOCA ALUCINAÇÕES E DESORIENTAÇÃO SEGUIDO POR SENSAÇÃO DE PRAZER INTENSO E “SOCIABILIDADDE FELIZ” (BOBEIRA). SEUS EFEITOS DE HIPEREATIVIDADDE, ROMPIMENTO DOS PADRÕES DE COMPORTAMENTO, CONFUSÃO MENTAL, AUMENTO DA TEMPERATURA CORPÓREA E DESORIENTAÇÃO PODEM PERMANECER ATÉ 2 SEMANAS APÓS A UTILIZAÇÃO SOCIAL. O USO CRÔNICO CAUSA PERDA DE MEMÓRIA, PSICOSES, PÂNICO E PARANÔIA.

COGUMELO:

O CULTIVO DO CONGUMELO É FEITO EM FEZES DE GADO E O PRINÇÍPIO ATIVO É A PSILOCIBINA, UMA SUBSTÂNCIA QUE SUBSTITUI A TRIPTAMINA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, PROVOCANDO EUFORIA INTENSA, SEGUIDA POR PÂNICO E ANSIEDADE.

BENZODIAZEPÍNICOS:

ANFETAMINAS E ATICOLINÉRGICOS – SÃO OS CALMANTES , OS ANOREXIGENOS E ANTIESPASMÓDICOS. SÃO DROGAS UTILIZADAS NA PRESCRIÇÃO MÉDICA USUAL QUE ATUAM NO SISTEMA NERVOSO, PODENDO CAUSAR DEPENDÊNCIA QUÍMICA OU PERPETUAR A DEPENDÊNCIA QUÍMICA OU CAUSAR RECAIDAS A OUTRAS DROGAS. CAUSAM ARTIFICIALMENTE BEM ESTAR, EUFORIA SEGUIDA DE AGITAÇÃO, ALTERAÇÃO DOS BATIMENTOS CARDÍACOS, DA PRESSÃO ARTERIAL, OBSTIPAÇÃO, INCOORDENAÇÃO MOTORA, DEPRESSÃO RESPIRATÓRIA E COMA.

COMENTAMOS ACIMA QUE A DEPENDÊNCIA QUÍMICA É UMA ENFERMIDADE QUE POSSUI SUBSTRATOS PSICOLÓGICO E FÍSICO, BASTANTE DEFINIDOS. AGORA ABORDAREMOS SINTOMAS E TRATAMENTOS ACEITOS ATUALMENTE.

O DEPENDENTE QUÍMICO POSSUI COMPULSIVIDADE, PRINCIPALMENTE À SUA DROGA DE ELEIÇÃO. ASSIM UTILIZA-A CADA VEZ MAIS, DESCONTROLA-SE, VIVE PARA RECEBER O PRAZER MOMENTÂNEO DA DROGA. FICA SÓ PENSANDO EM COMO CONSEGUI-LA, QUANDO , ONDE, COM QUEM CONSEGUIR E COMO FAZER PARA ESCONDER SEU VÍCIO.

UTILIZA TODO TEMPO E SUA INTELIGÊNCIA PARA O USO. TORNA-SE ASSIM MENTIROSO, DESCONFIADO. MUDA DE HÁBITOS E DE AMIZADES. MANIPULADOR, QUER TER O CONTROLE DA FAMÍLIA. TORNA-SE MEIGO, CASEIRO, FAZ CRER SER MUITO BOM, PARA QUE NÃO O PERTURBEM EM SEU USO. COM O TEMPO TORNA-SE AGRESSIVO E ANTI-SOCIAL. TORNA-SE QUIETO, INTROSPECTIVO, AMUADO E TRANCADO EM SEU QUARTO.

UTILIZAM INSENSOS, PERFUMES E DESODORANTES CÍTRICOS EM DEMASIA. VAI MUITO E PERMANECE POR MUITO TEMPO NO BANHEIRO. QUANDO A FAMÍLIA SAI JUNTO É SEMPRE O ÚLTIMO A SAIR DE CASA, FAZENDO TODOS ESPERAREM NO PORTÃO.

MANCHAS NA PAREDE PRÓXIMAS À ENTRADA DE SÓTÃO DO FORRO, NA TOMADA OU INTERRUPTOR DE LUZ. FREQUENTA O PORÃO DA CASA. MANUSEIA FREQUENTEMENTE CAIXAS DE SOM.

PRATICA ESPORTES RADICAIS, SEM UNIR-SE A GRUPOS, FEDERAÇÕES OU LIGAS O QUE PROMOVAM APERFEIÇOAMENTE OU COMPETIÇÕES. ESTA PRÁTICA É UM MODO DE JUSTIFICAR SEUS AFASTAMENTOS, CANSAÇO E FOME EXACERBADA.

MUDA OS LOCAIS QUE FREQUENTA, OS HORÁRIOS, ATRASA E FALTA NO SERVIÇO, A ESCOLA E FOGE DAS OBRIGAÇÕES SOCIAIS, FAMILIARES E DE TRABALHO. RENDE POUCO NO TRABALHO, NOTAS BAIXAS NA ESCOLA, REPETE NA ESCOLA.

SUAS AMIZADES TEM HORÁRIOS DESREGULADOS, SÃO AMIGOS SEM SORRISOS, SEM BRILHO, QUE NÃO ENCARAM AS PESSOAS NOS OLHOS. TELEFONAM TARDE DA NOITE. BRIGAS NA RUA, BICICLETAS E SKATES QUEBRADOS, PERDE UTNSÍLIOS PRÓPRIOS (RELÓGIOS, TÊNIS) , SENTE FRIO, UTILIZA ROUPAS LARGAS, CHEIA DE BOLSOS. NÃO DESPE-SE NA FRENTE DE OUTRAS PESSOAS.

DESRESPEITA A AUTORIDADE. PAI, PROFESSOR E OUTRAS PESSOAS. FURTA E ROUBA. INICIA SUBTRAINDO GULOSEIMAS DA DISPENSA DE CASA, PARA TROCA-LAS COM OUTROS USUÁRIOS PARA SER ACEITO NO GRUPO (ENTRE 12 E 14 ANOS).

TRATAMENTO:

A PRIMEIRA FASE DO TRATAMENTO É A PREVENÇÃO. PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DOS FILHOS, SE INTEIRAR, ESTAR PRESENTE FREQUENTEMENTE, DEIXÁ-LOS FALAR , ESCUTÁ-LOS. NÃO SER FACILITADOR É NÃO CEDER A TODA HORA, NÃO DAR PRESENTES OU SUPRIR DE COISAS MATERIAIS PRONTAMENTE QUANDO SOLICITADO. MOSTRAR AO JOVEM QUE TUDO TEM ORIGEM NO TRABALHO E QUE O QUE ELE POSSUI OU GANHA É CONSEQUÊNCIA DE MANTER-SE EM UMA CONDUTA CIDADÃ. NÃO DAR MAUS EXEMPLOS, FUMANDO E BEBENDO PERTO DE CRIANÇAS. NÃO OFERECER BICADINHAS DE BEBIDA ALCOÓLICA A CRIANÇAS. CRITICAR AS MÁS PRÁTICAS.

SE VOCÊ DESCOBRE QUE SEU FILHO ESTEVE EM CONTATO EVENTUAL COM DROGA, AFASTE-O DOS LOCAIS E AMIZADES QUE ESTA FREQUENTANDO, FIQUE ATENTO A MUDANÇAS DE HÁBITOS, DEIXE-O EXPRESSAR-SE, NÃO TENTE COMPRÁ-LO COM PRESENTES OU VIAGENS. BAIXE REGRAS EM CASA E CORTE REGALIAS. HORÁRIOS E OBRIGAÇÕES DEVEM SER CUMPRIDAS.

SE SEU PARENTE ESTA UTILIZANDO ELE NUNCA VAI LHE FALAR, VOCÊ PERCEBE PELAS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO, NÃO SE DESESPERE, É UMA DOENÇA. PROCURE VOCÊ UM GRUPO DE AJUDA, ALANON OU NARANOM OU AMOR EXIGENTE OU UM PROFISSIONAL COM ESPECIALIDADE EM DEPEDÊNCIA QUÍMICA, QUE SÃO POUCOS ATUALMENTE. OS GRUPOS VÃO ORIENTÁ-LO COMO AGIR, TIRAR-LHE O MEDO DE ABORDAR O ENFERMO E MOSTRAR-LHE OS CAMINHOS PARA O TRATAMENTO MEDICAMENTOSO, PSICOLÓGICO E POR VEZES A INTERNAÇÃO.

Voltar

Solicite um Orçamento