• (11) 3079-6048
  • (11) 3079-6319
  • (11) 99565-9595

Hemofilia

1. O QUE É HEMOFILIA ?
É UMA DESORDEM DO MECANISMO DE COAGULAÇÃO DO SANGUE QUE PODE RESULTAR NUMA INCONTROLÁVEL HEMORRAGIA, QUE É UMA PERDA DE SANGUE QUE POSE SER ATRAVÉS DAS GENGIVAS E / OU MUCOSAS ORAL E GASTROINTESTINAL, OU DE UMA EXTRAÇÃO DE DENTE; AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA, O HEMOFÍLICO NÃO SANGRA ATÉ A MORTE SE CORTAR UM DEDO, MAS, UMA PANCADA PODE ENGATILHAR A DOR, O INCHAÇO, EPISÓDIOS HEMORRÁGICOS EM SEUS ÓRGÃOS VITAIS, MÚSCULOS E JUNTAS. REPETIDOS EPISÓDIOS, PODEM TER CONSEQÜÊNCIAS GRAVES.

2. QUEM TEM HEMOFILIA ?
A HEMOFILIA É UMA DEFICIÊNCIA EXCLUSIVA DO SEXO MASCULINO. ESTATISTICAMENTE, EM CADA 5.000 HOMENS UM NASCE COM ESSA DEFICIÊNCIA GENÉTICA TRANSMITIDA PELA MÃE. A HEMOFILIA APRESENTA A MAIOR TAXA DE MUTAÇÃO, COM CERCA DE 1/3 DE CASOS NOVOS OCORRENDO EM FAMÍLIAS SEM HISTÓRICO ANTERIOR.

3. O QUE DEVE SER FEITO ?
QUANDO O HEMOFÍLICO ESTIVER ACOMETIDO DE UMA CRISE HEMORRÁGICA, DEVERÁ RECEBER O FATOR DE COAGULAÇÃO DO SANGUE. ESTE FATOR NÃO PODE SER FABRICADO. ELE EXISTE NORMALMENTE NO SANGUE DAS PESSOAS QUE NÃO SÃO HEMOFÍLICAS. EMBORA INCURÁVEL, A HEMOFILIA É PERFEITAMENTE CONTROLÁVEL COM A TRANSFUSÃO DO FATOR DE COAGULAÇÃO DO SANGUE FALTANTE. DE CADA DOAÇÃO DE SANGUE, O HEMOFÍLICO USA APENAS 2 %, QUE É O FATOR DE COAGULAÇÃO; A MAIOR PARTE, 98 %, FICA PARA TODOS NÓS, NÃO HEMOFÍLICOS. CADA HEMOFÍLICO PRECISA DE 40 A 60 DOAÇÕES POR MÊS, DURANTE TODA A SUA VIDA. COM AS TRANSFUSÕES NECESSÁRIAS, O HEMOFÍLICO PODE LEVAR UMA VIDA PERFEITAMENTE NORMAL.

4. COMO SE TRANSMITE A HEMOFILIA?
A HEMOFILIA É HEREDITÁRIA (É TRANSMITIDA DE MÃE - PORTADORA AO FILHO HOMEM), ATRAVÉS DO CROMOSSOMA X DEFICIENTE QUE PROVOCA A PEQUENA PRODUÇÃO DOS FATORES DE COAGULAÇÃO. SE O DEFEITO FOR NO CROMOSSOMA X DO HOMEM - E NESTE CASO ELE É HEMOFÍLICO – SEUS FILHOS HOMENS NÃO SERÃO PORTADORES, MAS SIM SUAS FILHAS;
ENTÃO:
HOMEM PORTADOR X MULHER NÃO PORTADORA = FILHAS PORTADORAS;
HOMEM NÃO PORTADOR X MULHER PORTADORA = 50% FILHOS NORMAIS, 50% PORTADORES(HOMENS OU MULHERES).

5. QUEM PODE DOAR SANGUE ?
IDADE: ENTRE 18 E 65 ANOS; / PESO MÍNIMO: 55 QUILOS;
PRAZO MÍNIMO DE REPOUSO: 06 HORAS;
ALIMENTAÇÃO: NÃO DOE SANGUE EM JEJUM; NO ENTANTO, EVITE ALIMENTOS PESADOS E GORDUROSOS E DÊ UM INTERVALO DE TRÊS HORAS ENTRE A ÚLTIMA REFEIÇÃO E A DOAÇÃO;
CIGARROS: EVITE FUMAR DUAS HORAS ANTES E 2 HORAS DEPOIS DA DOAÇÃO.

6. PARA PROTEGER A SUA SAÚDE, VOCÊ NÃO DEVE DOAR SANGUE SE:
- JÁ DOOU HÁ MENOS DE 90 DIAS;
- ESTIVER GRÁVIDA / * ESTIVER EM PERÍODO DE MENSTRUAÇÃO;
- ESTIVER EM PERÍODO DE ATÉ 6 MESES APÓS O PARTO OU CIRURGIA IMPORTANTE.

7. PARA PROTEGER A SAÚDE DO PACIENTE, VOCÊ NÃO DEVE DOAR SANGUE SE:
- TEVE GRIPE OU FEBRE NOS ÚLTIMOS 07 DIAS;
- TEVE HEPATITE (ICTERÍCIA), SÍFILIS (CANCRO), MALÁRIA (MALEITA), FOR PORTADOR DE DOENÇA DE CHAGAS, TEVE CONTATO COM O INSETO BARBEIRO (CHOUPANÇA), FOR PORTADOR DO VÍRUS DA AIDS;
- TEM HÁBITOS HOMOSSEXUAIS OU BISSEXUAIS, FOR VICIADO EM DROGAS OU TEVE CONTATO SEXUAL COM SUSPEITOS DE AIDS; / TOMOU BEBIDAS ALCOÓLICAS HÁ MENOS DE 24 HORAS.

8. IMPORTANTE: O DOADOR DEVE SER HONESTO AO RESPONDER ÀS PERGUNTAS DO MÉDICO ANTES DA DOAÇÃO; O DOADOR QUE QUER AJUDAR, NÃO VAI MENTIR.

9. ONDE DOAR SANGUE ( BANCOS DE SANGUE ):
- HOSPITAL DAS CLÍNICAS: AVENIDA DR. ENÉAS DE CARVALHO AGUIAR, N º 44;
- HOSPITAL BRIGADEIRO: AVENIDA BRIGADEIRO LUIZ ANTÔNIO, N º 2.651.

Voltar

Solicite um Orçamento