Crescimento Benigno da Próstata

1. O que é pressão arterial?
O coração “”bombeia”” o sangue através de canais chamados artérias e veias, que é empurrado contra a parede das mesmas com uma certa pressão, que chamamos de “”pressão arterial””. Sua pressão sanguínea varia com as diferentes horas do dia, sendo mais baixa durante o sono e mais elevada durante o dia (principalmente quando estiver nervoso, aborrecido ou fazendo exercícios).

2. Como se mede a pressão arterial e o que é hipertensão?
Existem dois valores: a pressão, quando o coração se contrai para bombear o sangue para fora, é chamada de “”sistólica ou máxima””; e, quando o coraçaõ relaxa, é chamada de “”diastólica ou mínima””. Normalmente estes valores deverão ser de 120 ( ou 12 ) e de 80 ( ou 8 ) respectivamente; se estiver acima destes números, sua pressão estará elevada ou seja, hipertensão ( sistêmica é porque atinge todos os vasos do corpo ). Pesquisas demonstram que pressão sanguínea normal está relacionada a risco mínimo de infarto do coração ( a maior causa de morte no mundo ), como também de derrame cerebral e doenças nos rins.

3. Que fatores estão relacionados com pressão alta?
Familiar: caso seus pais sejam hipertensos, sua chance de desenvolve-la é maior;
sexo: os homens são mais sujeitos a pressão alta que as mulheres;
idade: ocorre mais frequentemente após 30 anos;
raça: pessoas da raça negra são mais propensas;
obesidade: pessoas com excesso de peso tem maior probabilidade;
diabetes: a associação aumenta muito as chances de ter infarto;
bebidas alcoólicas: o uso excessivo ( e isso varia de pessoa para pessoa ), está associado a pressão alta
vida sedentária: a falta regular de exercícios, aumentam as chances h. a. s.

4. Como posso controlar a pressão?
Siga as recomendações do seu médico e tome os medicamentos; nunca mude ou interrompa os medicamentos por conta própria;
Pense e reflita nos seus hábitos de vida; controle seu peso;
evite o excesso de sal ( não há necessidade de cozinhar especialmente para você; evite o saleiro e gorduras ); seja moderado na bebida; não abuse;
tente largar o cigarro ou outras drogas;
faça exercícios ou caminhadas regularmente;
evite situações de stress físico e / ou emocional

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