Mais dicas para retornar ao trabalho com segurança

Apesar de a pandemia do novo coronavírus não dar trégua, grande parte da atividade econômica da cidade de São Paulo está de volta ao ritmo pré-crise. Contudo, essa retomada representa riscos à população. Afinal, a abertura do comércio e das empresas aumenta a circulação de pessoas nas ruas.

Tendo em mente que o risco de contaminação ainda existe, já que boa parte das pessoas ainda não está imunizada, o ambiente corporativo deve manter as práticas e protocolos sanitários preventivos recomendados pelas organizações de saúde.

Entre os serviços oferecidos aos nossos clientes está o de Segurança do Trabalho. Nele, a Medicine disponibiliza seus profissionais para uma visita ao ambiente de trabalho da sua empresa, apoiando na retomada das atividades. Entre em contato para mais informações: medicine@medicine.com.br

A seguir, reforçamos algumas recomendações necessárias para atravessarmos esse momento turbulento com segurança e saúde – tanto física quanto mental.

Mapeamento dos grupos de risco

O público mais vulnerável ao vírus deve ser identificado e ter seu retorno adiado, ou realizado com os devidos cuidados, como o monitoramento diário da temperatura (que não deve exceder 37,3º e precisa ser medida duas vezes ao dia).

Além de cuidar diretamente dos colaboradores do grupo de risco, é importante mapear quais profissionais moram com familiares que pertençam a esse grupo. Eles também devem ter seu retorno evitado ou monitorado.

Desafio do retorno para pais e mães

Enquanto as escolas ainda não abrem, é válido oferecer a oportunidade de pais e mães manterem o home office, quando possível, até que a situação normalize. Outra opção é a existência de uma creche no ambiente de trabalho.

Protocolos de prevenção ao contágio

Inclui todas as medidas de preparação no local de trabalho, como higiene (lavagens constantes das mãos), materiais de proteção para as pessoas (máscaras e álcool gel), esterilização das estações de trabalho e instalações físicas que permitam o distanciamento social.

Também é importante garantir espaços que possuam ventilação e evitar superfícies de muito contato, como portas fechadas entre departamentos (que devem permanecer abertas, evitando o uso da maçaneta).

Idealmente, as reuniões online devem ser mantidas, evitando a aglomeração em espaços que não permitam o distanciamento social e não tenham a ventilação adequada.

Transparência

Defina protocolos de como a empresa e os profissionais irão proceder e comunicar casos de suspeita ou confirmação da Covid-19 entre os colaboradores.

Adie viagens não essenciais

Os aeroportos e rodoviárias terão seu acesso normalizado gradualmente. No entanto, enquanto a pandemia não estiver controlada, evite escalar os profissionais para viagens que não sejam emergenciais.

Cuidado com a saúde mental

A pandemia gerou impactos na saúde emocional dos profissionais.

O luto se tornou uma dura realidade na vida de muitas pessoas. Identifique quais colaboradores sofreram perdas familiares durante o isolamento, ofereça apoio e analise se estão emocionalmente aptos a retornar.

As condições da quarentena, somadas ao medo e a insegurança pela instabilidade do mercado, elevaram as taxas de ansiedade e de depressão entre os profissionais. Essas condições afetam o desempenho e, se não forem devidamente cuidadas, podem atingir níveis ainda mais nocivos – gerando a necessidade de afastamentos do trabalho por licenças médicas.

Acione a equipe de Recursos Humanos para criar e gerir grupos de apoio emocional aos colaboradores. Também é essencial contar com psicólogos preparados para identificar casos mais graves ou oferecer suporte especializado.

Guia Prático

Por fim, recomendamos a leitura do “Guia Prático em Gestão de Saúde no Trabalho”, publicado em julho pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) em parceria com o Ministério da Saúde. O documento explica as principais ações que visam garantir segurança e saúde aos trabalhadores e aos ambientes de trabalho na retomada das atividades econômicas no Brasil.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to jose@rgbdigital.com.br

× Como posso te ajudar?