Conheça os laudos de Segurança do Trabalho

A Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é a junção de medidas técnicas, administrativas, médicas e comportamentais com o objetivo de educar na prevenção de acidentes, eliminando condições inseguras e perigosas no ambiente de trabalho. A SST tem como base legal as Normas Regulamentadoras (NRs),  portarias, decretos e leis complementares que determinam as práticas de segurança para cada tipo de empresa.

Por meio da plataforma do e-Social, as empresas são fiscalizadas virtualmente. Para que não sejam penalizadas, elas devem estar em dia com os laudos de Segurança do Trabalho.

Medicine elabora diversos laudos técnicos que analisam as condições de trabalho, determinando as possíveis melhorias no ambiente laboral de seus clientes em busca de garantir o bem estar e saúde dos seus funcionários.

Neste e no próximo boletim, falaremos sobre todos os laudos de Segurança do Trabalho que nossos clientes devem realizar e atualizar anualmente. Confira!

PCMSO

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR-07) estabelece a realização de exames médicos ocupacionais (admissionais, demissionais, periódicos, de retorno ao trabalho e de mudança de função). Seu objetivo é prevenir, monitorar e controlar possíveis danos à saúde e integridade do funcionário e detectar riscos prévios, especialmente no que diz respeito às doenças relacionadas ao trabalho.

PPRA

O Programa de Prevenção a Riscos Ambientai (NR-09) visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequentemente o controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

LTCAT

O Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho é elaborado com o intuito de se documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se os mesmos podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos.

PPP

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu atividades na respectiva empresa.

LAUDO ERGONÔMICO

O Laudo Ergonômico é obrigatório a todas as empresas que possuem empregados, cujas atividades ou operações os expõem a riscos que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em esforços de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, ou outros que exigem postura forçada e ainda esforços.

LIE

O Laudo de Instalações Elétricas (LIE) é um parecer referentes às instalações ou construções executadas ou existentes, se atendem ou não às normas e legislações vigentes, a fim de evitar ocorrências relativas às instalações elétricas que estão irregulares. 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to jose@rgbdigital.com.br

× Como posso te ajudar?