Por um ambiente de trabalho mais seguro para os brasileiros

No início da década de 1970, o Brasil vivia não apenas um dos períodos mais sombrios de sua história – o auge da ditadura militar – como também era um epicentro de acidentes do trabalho. Segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40% dos profissionais sofriam lesões.

Buscando reverter esse cenário, diversas movimentações aconteceram em prol da saúde e segurança do trabalhador, entre elas uma ameaça de corte de financiamentos do Banco Mundial caso esse quadro fosse mantido. O dia 27 de julho de 1972 marca a publicação das primeiras portarias com normas para a regulamentação da segurança ocupacional e, por isso, é celebrado nesta data o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Desde essa época, um conjunto de medidas legislativas tem sido elaborado para garantir proteção e direitos aos trabalhadores. A realidade, porém, segue mostrando que o Brasil tem muito a evoluir neste tema: em 2018, a Previdência Social contabilizou 576.951 acidentes de trabalho entre os empregos formais, enquanto a Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), vinculada ao Ministério da Economia, estimou que o número total de acidentes de trabalho no mesmo ano, incluindo autônomos e trabalhadores informais, foi de pelo menos quatro milhões. Já em 2020, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, 446,9 mil pessoas foram vítimas de acidentes de trabalho no Brasil, sendo 1,9 mil acidentes fatais.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, considerando números absolutos, em 2020 o Brasil ocupou o 3º lugar no ranking mundial relativo a acidentes de trabalho, atrás apenas da China e dos Estados Unidos da América.

Diante desse cenário, a Medicine reforça seu apoio à políticas públicas e ações em prol de um ambiente de trabalho mais seguro para todos os brasileiros. Além das irreparáveis perdas de vidas, estes acidentes e doenças resultam também em afastamentos e diminuição da capacidade produtiva, e as suas consequências extrapolam o ambiente de trabalho.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

×

Olá!

Está com dúvida sobre nossos serviços ou gostaria de solicitar um orçamento? Clique abaixo e fale diretamente com nosso atendimento comercial

× Como posso te ajudar?