Veja recomendações para prevenir a chegada do coronavírus no ambiente de trabalho.
No final de fevereiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um documento com orientações para a prevenção da chegada do coronavírus (covid-19) nos ambientes de trabalho. Por se tratar de um local onde pessoas se reúnem com frequência e permanecem boa parte de seu tempo, conversando e compartilhando materiais e equipamentos, o local de trabalho é propício para infecções respiratórias se espalharem.
A OMS pede que as estratégicas apresentadas no documento sejam adotadas pelos empregados e empregadores mesmo se o país não apresentar muitos casos confirmados da doença – até agora são dois no Brasil, ambos em São Paulo (SP). A entidade lembra que essas recomendações também podem ajudar a conter outras enfermidades contagiosas.
Veja a seguir algumas orientações dadas pela OMS, selecionadas pela Medicine:
- Garanta que o ambiente de trabalho esteja limpo e higienizado
Cadeiras, mesas, telefones, teclados, computadores e outros equipamentos precisam ser higienizados com pano e desinfetante regularmente (a contaminação de superfícies é uma das principais formas de transmissão de covid-19)
- Estimule funcionários e clientes a lavarem as mãos constantemente
Pôsteres que promovam a lavagem das mãos são mais uma boa medida para os empregadores adotarem. Combine essa medida com outras de comunicação sobre higiene manual e outras atitudes saudáveis no serviço
- Promova a higiene respiratória
Lenços descartáveis devem estar disponíveis em diversos locais do ambiente de trabalho para o empregado assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus
- Em caso de viagens a trabalho, cheque as últimas informações sobre o avanço do coronavírus no local de destino
Ao voltar de um lugar com surto ativo, fique atento aos sintomas dessa doença respiratória por 14 dias. Se quaisquer sinais suspeitos aparecerem, fique em casa, evite contato próximo com os familiares e entre em contato com um médico.
“Simples precauções podem fazer uma grande diferença. As ações que sugerimos protegerão os funcionários e também o negócio”, conclui a OMS.
Leia o documento completo (em inglês).
OUTRAS NOTÍCIAS
Vencedor do Oscar, documentário “Indústria Americana” reflete sobre as condições trabalhistas
Após uma fábrica da General Motors fechar as portas na cidade americana de Dayton, em Ohio, outra corporação toma seu lugar: dessa vez a chinesa Fuyao, que produz vidros para automóveis. Ganhador do prêmio de melhor documentário no Oscar 2020, a obra mostra o choque cultural que existe entre trabalhadores norte-americanos e chineses, em uma narrativa que também retrata longas jornadas de trabalho, autoritarismo patronal, rigidez disciplinar e problemas de saúde e segurança ocupacional.