Assistência em Saúde e Segurança do Trabalho

Redes Sociais

cropped-cropped-cropped-logo-medicine-medicina-trabalho-1-2.png

Solicite seu orçamento





Guia Básico de Ergonomia

10 de maio de 2020

Decretada em 11 de março pela Organização Mundial da Saúde, a pandemia da Covid-19 fez com que milhares de pessoas mudassem sua rotina de trabalho. Ao redor do mundo, empresas adotaram políticas de trabalho remoto como forma de manter os funcionários em casa e diminuir os deslocamentos.

O teletrabalho, também conhecido como home office, traz desafios envolvendo o conforto e a proteção nos momentos dedicados às atividades laborais. Mesmo em casa, trabalhar por muitas horas ininterruptas pode causar desconfortos físicos e problemas de saúde.

A ergonomia tem o objetivo de otimizar o bem-estar humano e o desempenho de um sistema de trabalho. A seguir, listamos algumas recomendações básicas ergonômicas para o trabalho remoto, recomendadas pela Associação Internacional de Ergonomia, principal entidade da área.


cadeira de escritório é uma das partes mais importantes da rotina de trabalho. É nela que o indivíduo passa a maior parte de seu tempo. Uma cadeira ideal deve permitir que o usuário faça ajustes como altura do assento e ângulo/altura do encosto e dos apoios de braço. O corpo deve conseguir se mover, mas também estar firme e bem apoiado na superfície da cadeira.

altura da tela também é importante para manter a postura adequada e se ter um conforto na hora de trabalhar. A recomendação é de que o topo do monitor deve estar na altura dos olhos. Para isso, há apoios especiais, mas também é possível usar livros para fazer o ajuste. Também é recomendado que a distância entre os olhos e a tela seja entre 45 e 70 cm.

Mouses e teclados devem ser posicionados na altura dos cotovelos, o mais próximo possível da beirada da mesa, com os ombros ficando relaxados durante o uso. Também é recomendado que as mãos não fiquem posicionadas no teclado quando não se está digitando, já que isso tensiona os ombros e os braços.

OUTRAS DICAS DE PREVENÇÃO PARA O HOME OFFICE

  • Na utilização de fone de ouvidos, não exagere no volume e escolha o modelo anatômico mais adequado;
  • Verifique se a rede elétrica suportará os equipamentos utilizados e se possível não use benjamim e extensões, evitando curtos circuitos;
  • É importante que o local esteja bem iluminado e arejado;
  • Um ambiente limpo e organizado evita acidentes indesejados;
  • Mantenha a rotina de trabalho e as pausas rotineiras para alimentação;
  • Faça um planejamento das tarefas para o trabalho fluir com mais objetividade e bons resultados;
  • Alongamentos e pequenas caminhadas durante a jornada são importantes para o corpo;
  • Tenha uma nutrição balanceada e não se esqueça de beber água.