O governo paulista apresentou, no fim de maio, um plano que prevê a reabertura de alguns setores da economia durante a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19.
Diante deste gradual retorno da atividade econômica, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou uma lista com 10 orientações para que o retorno ao ambiente de trabalho nas empresas aconteça de maneira segura, evitando uma nova onda de contágio provocado do novo coronavírus.
O documento fornece orientações tanto aos empregadores quanto aos funcionários em relação às medidas preventivas que devem ser executadas. Divulgada em inglês, a lista ainda será adaptada pelas autoridades brasileiras e não é dirigida para setores de maior risco de contágio, como os serviços de saúde.
Veja a seguir um resumo dos “Dez pontos de ação para um retorno seguro ao trabalho”:
- forme uma equipe para planejar e organizar o retorno ao trabalho
- decida quando reabrir, quem retornará ao trabalho e de qual forma
- adote medidas organizacionais e administrativas
- promova a limpeza e desinfecção do ambiente de trabalho de forma regular
- forneça meios para higiene pessoal
- adote equipamentos de proteção individual (EPIs) e informe o seu uso correto
- monitore a saúde dos funcionários regularmente
- considere outros riscos, incluindo o psicossocial
- revise os planos de emergência
- revise e atualize as medidas preventivas e de controle
Acesse o documento oficial da OIT (em inglês).
Em caso de dúvidas quanto ao procedimento de retorno ao trabalho, não hesite em entrar em contato com a Medicine através de nossos telefones e e-mails. Nossa equipe está preparada para ajudar a sua empresa neste momento que exige todos os cuidados possíveis. Conte conosco!