Assistência em Saúde e Segurança do Trabalho

Redes Sociais

cropped-cropped-cropped-logo-medicine-medicina-trabalho-1-2.png

Solicite seu orçamento





Dengue – A Maior Epidemia das Américas

6 de maio de 2017
Estima-se que no mundo, ocorram a cada ano, de 50 a 100 milhões de casos de dengue clássico e várias centenas de casos de dengue hemorrágico em regiões dependendo da atividade epidêmica. nas américas vem ocorrendo epidemias desde 1960, pelo espalhamento do vetor.
A maior e mais atual epidemia no brasil, que em 1995 registrou 123 mil casos saltando em 1997 para 254 mil casos, sendo 74.979 casos na região sudeste e, no último mês, três casos de dengue hemorrágica no estado do rio de janeiro. a dengue e a dengue hemorrágica (dh) são doenças infecciosas causadas pelo vírus da dengue– arbovírus da familia dos flavivirídae, transmitido ao homem por vários mosquitos do gênero stegomya.
O principal vetor é o aedes aegypti: um mosquito que pica durante o dia e está altamente domesticado em nosso meio, tendo como habitat para ovos e larvas, as águas de reservatórios, vasos e águas de chuvas empoçadas em entulhos.
O espalhamento da doença se dá pelo homem infectado em fase virêmica ( o virus faz um ciclo extrínseco no mosquito com incubação de 8 a 12 dias) porque o mosquito adulto voa próximo. as epidemias explosivas em áreas urbanas podem ocorrer envolvendo 70 % a 80 % da população.
Há quatro sorotipos de vírus da dengue: 1, 2, 3 e 4, com semelhanças antigênicas e por isso os resultados dos testes sorológicos refletem reações cruzadas. apesar disso, a infecção por um sorotipo não apresenta imunidade protetora a outro sorotipo. portanto, pessoas que vivem em áreas endêmicas podem ser infectadas com cada sorotipo ao longo de sua vida. após uma pessoa ser picada por um mosquito infectado, há um período de incubação de 3 a 14 dias ( em média 4 – 6 dias ). Depois disso, a pessoa apresenta início agudo de febre acompanhada de sintomas inespecíficos como cefaléia intensa frenquentemente com dor retroocular, mialgia, artralgias e, em um terço dos casos, exantema máculopapular, podendo ocorrer manifestações hemorrágicas discretas ( epistaxe, gengivorragias e mais raramente petéquias e equimoses ) além de orofaringe. em lactentes e pré escolares, além de febre de 5 a 7 dias ocorrem dor abdominal, vômitos, exantema máculopapular com maior frequência que em outras faixas etárias. a forma grave e fatal da dengue que é a hemorrágica leva à hospitalização e morte principalmente em crianças, e cursa com alteração da permeabilidade vascular aguda com hemoconcetração, choque e distúrbios da hemostasia, por alterações hepáticas e de coagulação intravascular. a forma grave está associada a anticorpos prévios e infecções por diferentes sorotipos. em crianças, após o quadro clássico inicial de 4 dias, instala – se o quadro de choque e sangramento que pode se reverter em 2 dias. de acordo com a organização mundial de saúde, os criterios para dengue hemorrágica, além de clínicos como: hipotensão (< 20 mm hg) e efusão pleural e peritoneal devem ser também laboratoriais < 100 000 plaquetas, > 20 / hematócrito. o tratamento é a reposição volêmica ao choque, suporte aos disturbios hidro-eletrolíticos e oxigenioterapia, portanto, cuidados de centro de terapia intensiva.
A ação mais importante é a imediata notificação do caso suspeito à vigilância epidemiológica, e até o quinto dia pode ser isolado o vírus do sangue e após esse período, o teste sorológico com técnica de elisa para detecção de igm. com isso são desencadeadas ações de controle do vetor na residência, no local de trabalho ou estudos e todos os focos de mosquito eliminados num raio de 200 metros, além da pulverização ambiental realizada pela sucen.
Três aplicações feitas com intervalo de uma semana podem suprimir a população de mosquitos por 2 meses.

Cuidados habituais para evitar a transmissão da dengue:
– trocar a água dos vasos de plantas, no máximo, a cada dois dias; se possível, não tê-los;
– colocar no lixo garrafas descartáveis, plásticos, pneus velhos e outros recipientes que possam juntar água;
– colocar areia grossa nos pratos dos vasos do xaxim, etc.
– colocar areia grossa em águas empossadas de pisos, de lajes de obras, além de cal virgem + creolina para afastar outros mosquitos e pernilongos; também pode ser usado água sanitária (hipoclorito de sódio);
– tampar caixas d’água, poços, tambores e outros reservatórios de água;
– guardar as garrafas cobertas e com a boca para baixo.