
O mês de abril conta com duas datas importantes para a segurança ocupacional: o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7, e o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, realizado no dia 28.
A segunda data também foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para homenagear os 78 trabalhadores mortos na explosão de uma mina nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou a data rememorativa, foi promulgada em 2005.
Durante o mês, o movimento Abril Verde engloba ações de conscientização relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador brasileiro. A iniciativa busca manter viva a cultura da prevenção, tendo como objetivo a redução dos índices de acidente e doenças do trabalho, além de incentivar cada vez mais esforços em torno do tema.
Apesar das Normas Regulamentadoras, o Brasil ainda enfrenta elevados números de acidentes de trabalho – considerados como típicos, de trajeto e doenças do trabalho. Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidente de Trabalho (AET 2017), o país vem conseguindo reduzir, nos últimos anos, o número de mortes (de 2.288 em 2016 para 2.096 em 2017) e acidentes registrados (de 585.626 em 2016 para 549.405 em 2017) no ambiente de trabalho.
Contudo, os dados ainda são preocupantes, considerando que no Brasil, a cada 48 segundos, acontece um acidente de trabalho e, a cada 3h38min, um trabalhador perde a vida, conforme a Procuradoria Geral do Trabalho.
Nesse cenário, os profissionais prevencionistas ainda têm grandes desafios. Entre eles, gerenciar todas as categorias de riscos dentro das empresas e promover o atendimento às normas de segurança e saúde, favorecendo condições adequadamente seguras e saudáveis para que os trabalhadores exerçam suas atividades de modo mais produtivo.
Estamos no WhatsApp!
A Medicine retomou o atendimento a seus clientes e parceiros via WhatsApp, visando agilidade no agendamento de exames ocupacionais e mantendo a qualidade de sempre. Fale conosco através do número (11) 3079-6048.