Abril Verde: Um basta para os acidentes de trabalho!
3 de abril de 2023
Em defesa de uma cultura permanente de prevenção de acidentes e doenças no trabalho, está no ar o Abril Verde!
Simbolizado pelo laço verde, a campanha percorre o mês de abril com diversas atividades que chamam a atenção da sociedade para um grave problema: as centenas de milhares de acidentes de trabalho que ceifam vidas no Brasil e no mundo.
– Em 2022, o Brasil registrou 612,9 mil acidentes de trabalho e 2.538 óbitos para pessoas com carteira assinada
– A mortalidade no mercado de trabalho formal voltou a apresentar a maior taxa dos últimos dez anos: 7 notificações a cada 100 mil vínculos empregatícios
– Os acidentes de trabalho registrados no Sistema Único de Saúde (SUS) atingiram o recorde histórico de 392 mil notificações, um aumento de 22% em relação a 2021
– De 2012 a 2022, foram comunicados 6,7 milhões acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes no trabalho formal
Em 2022, a Conferência Internacional do Trabalho (CIT) reconheceu que o direito ao ambiente de trabalho seguro e saudável deve integrar os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho.
“O direito a um espaço de trabalho seguro e saudável tornou-se um dos princípios e direitos fundamentais da OIT. Tal direito enseja ambientes de trabalho nos quais se eliminam os riscos ou onde foram tomadas todas as medidas práticas e factíveis para reduzir os riscos a um nível aceitável e onde se integra a prevenção como parte da cultura organizacional”, afirma Vinicius Pinheiro, diretor do Escritório da OIT para o Brasil.
“O primeiro passo para a implementação de tais medidas é a informação sobre os acidentes de trabalho para identificar os perigos e avaliar e controlar os riscos. Neste contexto, a atualização do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho representa uma contribuição para a realização, baseada em evidências, deste novo e importante princípio e direito fundamental do trabalho.”