Assistência em Saúde e Segurança do Trabalho

Redes Sociais

cropped-cropped-cropped-logo-medicine-medicina-trabalho-1-2.png

Solicite seu orçamento





Aprenda a fazer sua própria máscara

10 de abril de 2020

No início da pandemia do novo coronavírus, a orientação de cientistas e entidades de saúde era de que as máscaras deveriam ser usadas apenas por aqueles que contraíram a Covid-19 ou que tenham sintomas sugestivos, além daqueles que convivem com essa pessoa, sejam familiares ou profissionais da saúde.

Recentemente, contudo, a orientação mudou. Agora, a indicação é para que todas as pessoas usem máscaras quando tiverem que sair de casa.

As máscaras profissionais estão em falta no mercado devido à alta demanda pelo item. Com a intenção de priorizar o uso onde ele é essencial (seja para reduzir a propagação do vírus por pessoas que já estão infectadas ou para proteger quem está muito exposto), foram lançadas campanhas globais para que as pessoas façam máscaras caseiras.

Apesar de não ter a eficácia de uma máscara cirúrgica comum, estudos demonstram que as máscaras caseiras reduzem significativamente o número de microrganismos expelidos pela boca e pelo nariz.

O Ministério da Saúde divulgou um passo-a-passo de como produzir a sua própria máscara em casa, com materiais simples como tecidos de algodão. O jornal Folha de S. Paulo também publicou um tutorial sobre o assunto.

Neste vídeo, o médico e escritor Drauzio Varella comenta algumas das fake news mais recorrentes sobre o novo coronavírus.

FONTES DE INFORMAÇÃO OFICIAIS