Assistência em Saúde e Segurança do Trabalho

Redes Sociais

cropped-cropped-cropped-logo-medicine-medicina-trabalho-1-2.png

Solicite seu orçamento





Como as mudanças climáticas impactam a saúde e a segurança do trabalho

26 de abril de 2024

Mais de 70% da força de trabalho global está exposta a graves riscos para a saúde relacionados com as mudanças climáticas. Hoje, as principais medidas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) têm dificuldades em combater essa crescente ameaça. Isso é o que revela um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado em razão do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2024, comemorado neste domingo, 28 de abril.

O documento mostra como as mudanças climáticas já estão gerando sérios impactos para a segurança e a saúde dos trabalhadores em todo o mundo. A OIT calcula que, em algum momento de sua jornada laboral, mais de 2,4 bilhões de trabalhadores (de uma força de trabalho global de 3,4 bilhões) estão expostos ao calor excessivo.

Ainda, é estimado que quase 19 mil vidas são perdidas anualmente por consequência das 22,8 milhões de lesões ocupacionais atribuíveis ao calor excessivo, isso sem falar das 26,2 milhões de pessoas que vivem com doença renal crônica associada ao estresse térmico no local de trabalho.

No entanto, o relatório também evidencia que o impacto das mudanças climáticas sobre os trabalhadores vai muito além da exposição ao calor excessivo e cria uma série de outros riscos graves para a saúde, incluindo câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, disfunções renais e problemas de saúde mental.

PRINCIPAIS RISCOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS QUE IMPACTAM A SAÚDE E SEGURANÇA DE TRABALHADORES
  • Calor excessivo
  • Exposição à radiação ultravioleta (UV) e à fenômenos metereológicos extremos
  • Contaminação por ar poluído
  • Mais doenças transmitidas por vetores
  • Maior exposição à produtos agroquímicos

“As considerações sobre saúde e segurança no trabalho devem fazer parte das nossas respostas às mudanças climáticas, tanto nas políticas como nas ações. Trabalhar em ambientes seguros e saudáveis é reconhecido pela OIT como um dos princípios e direitos fundamentais do trabalho”
Manal Azzi, chefe de SST na OIT

O relatório explora ainda as maneiras que diversos países têm enfrentado esses desafios, incluindo a revisão ou criação de nova legislação, regulamentos e orientações, e a melhoria das estratégias de mitigação dos impactos das mudanças climáticas nos ambientes de trabalho.

Acesse o relatório “Garantir a segurança e a saúde no trabalho em um clima em mudança”, da OIT:

Versão em inglês.

Versão em espanhol.