Assistência em Saúde e Segurança do Trabalho

Redes Sociais

logo-novo-medicine

Solicite seu orçamento





Compliance de SST: uma cultura cada vez mais necessária para as empresas

16 de junho de 2023

A realidade da segurança ocupacional no Brasil é alarmante. Já falamos sobre essa situação algumas vezes, mas é sempre importante lembrar que, em 2022, foram registrados no país 612,9 mil acidentes de trabalho e 2,5 mil óbitos, conforme dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

É bom frisar que estes dados se referem apenas aos trabalhadores com carteira assinada. Se levarmos em conta o universo de trabalhadores informais – atualmente são quase 40 milhões de brasileiros nessa situação – o total de acidentes e mortes relacionadas ao trabalho no país será muito maior.

Nesse cenário, as empresas possuem um papel vital na promoção da saúde e do bem-estar em seus ambientes de trabalho, muito além do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e da instituição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), por exemplo. Cada vez mais, é necessário que as empresas elaborem uma cultura de compliance da Segurança e Saúde do Trabalho.

  • VANTAGENS

A implementação desse processo possibilita a auditoria, a supervisão e a transparência da gestão de riscos ocupacionais. Ainda, a instituição de diretrizes de conformidade possibilita o monitoramento das medidas de controle interno dos graus de exposição aos riscos e a verificação da conformidade dos fatores estimulados nas Normas Regulamentadoras e demais normas coletivas e legislação vigente.

  • AUDITORIAS

Uma prática que é utilizada para iniciar a cultura de compliance é a de auditorias, visando identificar os agentes de risco e propor melhorias das condições de higiene, saúde e segurança ocupacional dos colaboradores no ambiente de trabalho.

  • GESTÃO DA SST

A cultura de compliance é estabelecida pela capacidade de a empresa atender às normas e legislações que envolvem o processo de gestão da segurança e saúde do trabalho. A criação de um ambiente laboral mais saudável, seguro e com condições dignas requer o esforço de todos os níveis hierárquicos, desde direção até os colaboradores, além de investimento nas práticas de Segurança e Saúde do Trabalho e do conhecimento dos aspectos legais.

    Sendo assim, o compliance da Segurança e Saúde do Trabalho precisa levar em conta a investigação dos acidentes de trabalho, a inserção de programas de auditoria e o acompanhamento dos índices de riscos ocupacionais e acidentes. Tais práticas podem reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais, além de minimizar impactos nos custos no negócio, já que provocam efeitos a longo prazo, de maneira contínua.

    Além dos impactos financeiros, problemas com órgãos federais e fiscalizadores, os acidentes de trabalho causam danos irreversíveis a imagem da empresa. Por outro lado, uma performance excepcional nos índices relacionados à Segurança e Saúde do Trabalho fornece uma vantagem competitiva para o negócio e é visto como critério de seleção para clientes em diversos segmentos.

    Portanto, é cada vez mais importante enxergar o compliance de maneira estratégica e integrada com todas as áreas do negócio, sendo capaz não apenas de reduzir perdas financeiras, como também valorizar o aspecto humano das empresas e promover a cultura da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente do trabalho. 

    A Medicine ajuda a sua empresa na elaboração de uma cultura de compliance de SST.


    Saúde e Segurança do Trabalho sem Complicações

    Assine nosso boletim e mantenha-se informado sobre SST, com simplicidade e sem burocracia

     

    Isso vai fechar em 40 segundos