Assistência em Saúde e Segurança do Trabalho

Redes Sociais

cropped-cropped-cropped-logo-medicine-medicina-trabalho-1-2.png

Solicite seu orçamento





Hemofilia

17 de agosto de 2014
O que é hemofilia ?
É uma desordem do mecanismo de coagulação do sangue que pode resultar numa incontrolável hemorragia, que é uma perda de sangue que pose ser através das gengivas e / ou mucosas oral e gastrointestinal, ou de uma extração de dente; ao contrário do que se pensa, o hemofílico não sangra até a morte se cortar um dedo, mas, uma pancada pode engatilhar a dor, o inchaço, episódios hemorrágicos em seus órgãos vitais, músculos e juntas. Repetidos episódios, podem ter conseqüências graves.

Quem tem hemofilia ?
A hemofilia é uma deficiência exclusiva do sexo masculino. estatisticamente, em cada 5.000 homens um nasce com essa deficiência genética transmitida pela mãe. a hemofilia apresenta a maior taxa de mutação, com cerca de 1/3 de casos novos ocorrendo em famílias sem histórico anterior.

O que deve ser feito ?
Quando o hemofílico estiver acometido de uma crise hemorrágica, deverá receber o fator de coagulação do sangue. Este fator não pode ser fabricado. ele existe normalmente no sangue das pessoas que não são hemofílicas. Embora incurável, a hemofilia é perfeitamente controlável com a transfusão do fator de coagulação do sangue faltante. de cada doação de sangue, o hemofílico usa apenas 2 %, que é o fator de coagulação; a maior parte, 98 %, fica para todos nós, não hemofílicos. cada hemofílico precisa de 40 a 60 doações por mês, durante toda a sua vida. com as transfusões necessárias, o hemofílico pode levar uma vida perfeitamente normal.

Como se transmite a hemofilia?
A hemofilia é hereditária (é transmitida de mãe – portadora ao filho homem), através do cromossoma x deficiente que provoca a pequena produção dos fatores de coagulação. Se o defeito for no cromossoma x do homem – e neste caso ele é hemofílico – seus filhos homens não serão portadores, mas sim suas filhas;
então:
Homem portador x mulher não portadora = filhas portadoras;
Homem não portador x mulher portadora = 50% filhos normais, 50% portadores(homens ou mulheres).

Quem pode doar sangue ?
Idade: entre 18 e 65 anos; / peso mínimo: 55 quilos;
Prazo mínimo de repouso: 06 horas;
Alimentação: não doe sangue em jejum; no entanto, evite alimentos pesados e gordurosos e dê um intervalo de três horas entre a última refeição e a doação;
Cigarros: evite fumar duas horas antes e 2 horas depois da doação.

Para proteger a sua saúde, você não deve doar sangue se:
– já doou há menos de 90 dias;
– estiver grávida / * estiver em período de menstruação;
– estiver em período de até 6 meses após o parto ou cirurgia importante.

Para proteger a saúde do paciente, você não deve doar sangue se:
– teve gripe ou febre nos últimos 07 dias;
– teve hepatite (icterícia), sífilis (cancro), malária (maleita), for portador de doença de chagas, teve contato com o inseto barbeiro (choupança), for portador do vírus da aids;
– tem hábitos homossexuais ou bissexuais, for viciado em drogas ou teve contato sexual com suspeitos de aids; / tomou bebidas alcoólicas há menos de 24 horas.

Importante: o doador deve ser honesto ao responder às perguntas do médico antes da doação; o doador que quer ajudar, não vai mentir.

Onde doar sangue ( bancos de sangue ):
– hospital das clínicas: avenida dr. enéas de carvalho aguiar, n º 44;
– hospital brigadeiro: avenida brigadeiro luiz antônio, n º 2.651.