O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) está prestes a entrar em vigor para o atendimento na área de Segurança do Trabalho.
O início do envio de informações para o Grupo 1, composto pelas empresas cujo faturamento foi superior a 78 milhões em 2016, estava marcado para o dia 8 de junho de 2021, mas foi adiado mais uma vez devido à suspensão temporária da implantação da nova versão do sistema (S-1.0).
Composto pelas empresas cujo faturamento foi inferior a 78 milhões em 2016, o Grupo 2 deveria apresentar as informações a partir do dia 8 de setembro de 2021. A nova data de envio será anunciada em breve.
Em maio, a Dataprev reportou problemas na internalização dos eventos na nova versão do eSocial, considerada uma plataforma mais simplificada. Para isso, foram excluídos eventos e campos, gerando uma diminuição do volume de informações dos trabalhadores até então prestadas pelos declarantes.
Diante desses problemas, foi feita a suspensão do envio de eventos de SST (Saúde e Segurança do Trabalho).
A nova data de início da obrigatoriedade de envio desses eventos será definida em portaria a ser publicada. A Medicine manterá seus clientes informados sobre o tema.
Ficou com dúvida?
Estamos preparados para oferecer mais um serviço de qualidade, desenvolvendo ações diferenciadas no mercado de Medicina e Segurança do Trabalho, para atender as novas exigências do Governo Federal com o estabelecimento do eSocial.